Will Smith anunciou nessa sexta-feira (1º) que está deixando a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, a organização responsável pelo Oscar. A renúncia acontece dias após o ator agredir Chris Rock durante a cerimônia deste ano.
Em comunicado revelado à imprensa, o ator afirma que o tapa que deu no colega machucou muita gente e acredita que suas ações atrapalharam na comemoração dos concorrentes da noite:
“A lista dos que machuquei é longa e inclui Chris, a família dele, muitos dos meus queridos amigos e amados, todos os presentes e um público global em casa. Traí a confiança da Academia. Privei os outros indicados e vencedores da oportunidade de celebrar e serem celebrados por seus trabalhos extraordinários. Estou de coração partido.”
Em outro trecho do comunicado, Smith justifica a decisão de deixar a Academia para que a atenção dada ao acontecido seja revertida aos vencedores da noite. Ao final, ele também se compromete a não repetir esse comportamento novamente:
“Quero trazer o foco de volta àqueles que merecem atenção por suas conquistas e permitir à Academia voltar ao incrível trabalho que faz em dar apoio à criatividade e a arte no cinema. (…) Mudanças levam tempo e estou comprometido em trabalhar para me assegurar que nunca mais permitirei que a violência se sobreponha à razão.”
As informações são da Variety.
A confusão entre Smith e Rock aconteceu no último domingo (27) durante a premiação do Oscar. Rock estava no palco como apresentador e fez piada com a aparência de Jada Pinkett Smith, esposa de Will, comparando-a ao filme G.I. Jane (chamado no Brasil de Até o Limite da Honra), cuja protagonista é careca – e interpretada por Demi Moore.
Acontece que Jada raspa a cabeça por conta de alopecia, condição que causa a queda dos fios de cabelo. Após a piada, Will levantou da cadeira, subiu ao palco e deu um tapa na cara do humorista, gritando também “Tira o nome da minha esposa da p***a da sua boca!”.
Após o acontecido, Smith foi às redes sociais pedir desculpas pelo ocorrido. A direção da Academia tinha marcado uma reunião para decidir como agir em relação ao caso, sendo a expulsão de Will uma das possibilidades. Não se sabe se a organização vai manter a reunião ou se tomará outras medidas.
Fonte: Jovem Nerd.