Com 11 vitórias de 11 indicações ao Oscar, O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei fechou com chave de ouro a trilogia dirigida por Peter Jackson e baseada nos livros de J.R.R. Tolkien. Lançado em 2003, o filme mostra os últimos passos do hobbit Frodo Bolseiro (Elijah Wood), que, ao lado de seu inseparável amigo Sam (Sean Astin), deve completar sua jornada pela Terra Média e destruir o Um Anel jogando-o nas chamas da Montanha da Perdição. Ao mesmo tempo, Aragorn (Viggo Mortensen) e seu exército lutam contra as forças de Sauron, que deflagram um grande ataque a Minas Tirith, capital de Gondor.
Com a missão de Frodo cada vez mais perto do fim, o icônico Gollum (Andy Serkis) então reaparece, determinado a recuperar seu “precioso” antes que seja atirado ao fogo. Acontece que Frodo, sob o efeito do anel há muitas semanas, finalmente decidiu guardá-lo para si. Isso gera um confronto violento entre o protagonista e a criatura também conhecida como Sméagol, resultando na queda do objeto mágico e de seu antigo dono.
O Senhor dos Anéis: Filmes seriam muito diferentes se fossem feitos hoje, diz intérprete de Frodo
Como os fãs da obra literária devem ter notado, o desfecho de Gollum nas telonas difere um pouco do original, no qual o personagem tropeça sozinho no vazio após recuperar o anel. Uma mudança que Peter Jackson assume totalmente no comentário em áudio do filme: “Nunca gostei da ideia de um Gollum alegre dançando e caindo na lava, como ocorre no livro. Eu sei por que Tolkien fez isso, é justificado, mas eu nunca quis fazer isso. Para mim, Frodo tinha um papel a desempenhar.”
Antes de optar por essa disputa acirrada entre Wood e Serkis, o diretor considerou, no entanto, duas outras alternativas: “Nós imaginamos três finais. Primeiro, Frodo mata Gollum empurrando-o para o vazio. Depois, o mesmo final do livro: Gollum dançando, tropeçando e caindo. Isso também não estava certo. E, finalmente, a versão que foi feita bem no final. Fizemos isso no último dia em que Elijah esteve lá [no set].”
O Senhor dos Anéis: Elenco canta rap para comemorar os 20 anos da saga; veja o vídeo
Assim o intérprete de Frodo chegou ao fim de sua aventura em O Senhor dos Anéis, tendo derrotado Gollum e seu “precioso” na Montanha da Perdição. Uma maneira muito lógica de concluir o arco dramático do “Portador do Anel”.
Vale lembrar que o último take digital do filme – entregue pela empresa de efeitos especiais, Weta Digital, poucos dias antes do lançamento nos cinemas – é justamente aquele em que o Um Anel desaparece nas labaredas.
Fonte: AdoroCinema.