A Marvel fez a alegria dos fãs ao revelar o primeiro trailer completo de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Aquecimento para um dos filmes mais esperados do ano, a prévia deu pistas sobre a trama e ainda sugeriu conexões com What If…?, a série animada do Disney+. As aparentes ligações levaram fãs a se questionar se é preciso conferir a animação para se preparar para a nova aventura do Mago da Marvel. E a resposta é: não.
Em primeiro lugar, é preciso tirar o elefante da sala e dizer que há sim elementos de What If…? em Doutor Estranho 2. Para começar, os dois são focados em Multiverso, o conceito de várias realidades coexistindo paralelamente. Enquanto o longa vai mostrar Stephen Strange lidando com uma quebra nessa estrutura diretamente do universo “principal” dos cinemas, a série contou histórias ambientadas em outras realidades.
Com uma estrutura de antologia, em que cada episódio conta uma história fechada, What If…? mostrou mundos em que as coisas acontecem de forma diferente do mostrado no Universo Cinematográfico da Marvel como conhecemos. Em um episódio conhecemos um universo em que T’Challa se tornou Senhor das Estrelas, outro em que os membros dos Vingadores foram mortos antes da formação da equipe e muitos outros.
É dessa gama de diferentes histórias que surgem conceitos que prometem reaparecer no novo filme do Doutor Estranho. Abaixo você pode conhecer – ou relembrar – quais são e entender porque a série não é exatamente necessária para quem quiser assistir ao filme:
[A partir daqui, spoilers da primeira temporada de What If…?]
Doutor Estranho do mal
A primeira ligação entre What If…? e o novo filme foi sugerida no primeiro teaser do filme, que chega ao fim com a aparição de uma versão maligna do Doutor Estranho. Essa ideia é o foco do quarto episódio da série, que mostra um universo em que o Mago sucumbiu a forças do mal para tentar impedir a morte de Christine Palmer, o amor de sua vida.
Zumbis
Outro ponto alto da animação foi o quinto capítulo, focado em um mundo tomado por zumbis. Adaptação da HQ Zumbis Marvel, a história mostrou um grupo de heróis lutando para sobreviver e tentando descobrir uma cura capaz de pôr fim ao apocalipse que transformou figuras como Doutor Estranho e Feiticeira Escarlate em mortos-vivos.
Exército de Ultrons
A reta final de What If…? amarrou as histórias dos últimos episódios ao mostrar um universo em que Ultron conseguiu realizar o plano de tomar o corpo do Visão. Com um corpo perfeito e um exército à sua disposição, o vilão promove um verdadeiro massacre que coloca o próprio multiverso em risco. Isso porque ele toma as Jóias do Infinito e decide eliminar a humanidade em todas as realidades que puder.
Capitã Carter
Além do trailer e do comercial, outra ligação entre Doutor Estranho 2, a animação foi confirmada pelo cartaz do filme. A imagem mostra a realidade em pedaços, e entre os estilhaços está o escudo da Capitã Carter. Apresentada no primeiro episódio de What If…?, ela vem de um universo em que Peggy Carter recebeu o soro de supersoldado no lugar de Steve Rogers.
E por que não é necessário assistir?
Após uma lista tão cheia de elementos em comum, pode parecer estranho afirmar que não é necessário assistir a What If…? para compreender Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Mas em primeiro lugar é importante lembrar que o MCU sempre lançou filmes autocontidos que explicavam ao público as informações necessárias para que a aventura do momento não excluísse um possível espectador que não tinha tanta disposição para acompanhar toda a saga das telonas.
É só pensar em filmes como Os Vingadores (2012) ou Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017), cujo enredo continua tramas iniciadas em outras produções e são perfeitamente compreensíveis para quem chegar a eles sem ter conferido qualquer coisa antes.
Mas, o principal, é que as próprias conexões entre What If…? e Doutor Estranho 2 são frágeis. O Doutor Estranho maligno da série se redime ao longo dos episódios ao aprender que o que estava fazendo era errado. Algo parecido acontece com o Ultron, cujos robôs aparecem no trailer de forma mais calma e estratégica do que a versão sanguinária e propensa ao extermínio que apareceu na animação.
A principal diferença talvez esteja nos zumbis. A série mostrou versões zumbificadas tanto do Estranho quanto da Feiticeira Escarlate, e seus visuais são muito diferentes do que foi mostrado em trailer e comercial do filme. Considerando que é pouco provável que o Strange morto-vivo tenha feito a barba ou que a Wanda zumbi tenha trocado de roupa, essas devem ser outras variantes e, portanto, serão apresentadas direto no filme sem qualquer necessidade de conhecimento prévio.
… Mas se quiser, pode
Por fim, é importante dizer que o objetivo desse texto não foi convencer você a não assistir What If…?, mas sim desmistificar essa dita necessidade de assistir uma coisa simplesmente para entender outra.
Mesmo com suas falhas, a animação traz ideias interessantes, novas versões de personagens queridos da Marvel e até interações que nunca aconteceram no MCU. Tudo isso somado ao retorno dos atores originais para dar voz aos personagens, a série se mostra interessante o suficiente para ser conferida por si só, e não apenas para servir como preparação para um filme que provavelmente usará seus conceitos de forma breve.
Fonte: Jovem Nerd.