O ator Benedict Cumberbatch se manifestou sobre as críticas de Sam Elliot a Ataque dos Cães. O britânico definiu a reação do experiente ator norte-americano, que chamou o longa de “pedaço de m*rda”, como “muito estranha”.
“Para além dessa reação, esse tipo de negação de que ninguém poderia existir fora da heteronormatividade por causa da sua profissão ou de onde nasceram é ainda uma intolerância massiva do mundo no geral a respeito da homossexualidade e da aceitação de qualquer outro ser ou coisa que seja diferente”, disse durante sua entrevista no BAFTA Film Sessions.
Para Cumberbatch, o filme desconstrói o arquétipo do masculino e todas as expectativas ao redor da sua figura, mas não pretende “dar uma lição de história”. “Essas pessoas existem no nosso mundo. […] há violência, raiva, frustração e uma falta de habilidade para controlar e reconhecer quem você é naquele momento que causa danos à pessoa e, como sabemos, a quem está à sua volta. Não há mal em olhar para um personagem para entender a origem disso”. Pelo contrário: “quanto mais olharmos para o que há debaixo da masculinidade tóxica e tentarmos descobrir suas origens, maiores são as chances de lidarmos com isso quando [essas questões] surgirem com as nossas crianças”, concluiu.
Estrela de muitos faroestes ao longo da carreira, Elliott comparou os cowboys do filme da Netflix a dançarinos que estariam correndo o tempo todo sem camisa e se mostrou descontente com o que chamou de “alusões à homossexualidade”. Para ele, o filme seria uma “evisceração do mito americano”, e a diretora Jane Campion, embora talentosa, não poderia conduzir o filme por ser uma mulher neozelandesa.
Vale dizer, porém, que a homossexualidade do protagonista é um tema central não apenas do filme Ataque dos Cães, como do livro no qual é baseado, escrito por Thomas Savage em 1967. Isso porque o personagem de Benedict Cumberbatch, a figura do macho man da história, esconde que é gay. Savage, inclusive, foi um homem gay que viveu com a mãe num rancho isolado e escreveu sobre o que observou e viveu.
Indicado a 12 estatuetas do Oscar, entre as quais Melhor Filme e Melhor Direção para Jane Campion, Ataque dos Cães está disponível na Netflix.
Fonte: Omelete.